
A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2023/2024 dos jornalistas está homologada. O documento completo já está disponível para consulta no site do Sindijor Norte PR – aba “Documentos” > “Documentos Gerais“. Não encontrou? Clique aqui e acesse diretamente o arquivo . A CCT prevê reajuste de 3,83% no salário em maio. Com a aplicação do índice, aprovado pelos jornalistas em assembleias, o piso profissional no Paraná passa a ser de R$ 4.233,60.
Tanto o Sindijor Norte PR quanto o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) informaram a categoria, em suas assembleias, das perdas salariais que somam 10,77% entre as CCTs de 2020, 2021 e 2022, algo que os patronais se recusaram a negociar neste ano. Os dois Sindicatos já estão se movimentando com os trabalhadores e as trabalhadoras para elaborar um plano de reposição a ser apresentado em uma nova negociação com as empresas.
Recentemente, o Sindijor Norte PR formalizou sua adesão ao DIEESE, que oferecerá aportes técnicos para entender a real situação dos jornalistas.
Taxa assistencial
A homologação da CCT aconteceu em 23 de maio. Por conta disso, abre-se o prazo de até 10 (dez) dias para que os profissionais comuniquem sua opção pelo não desconto da Taxa Assistencial em favor do Sindijor Norte PR. Como prevê a Convenção, este valor é de 1% ao mês sobre o total dos salários (incluindo abonos, gratificações e anuênios) e é fundamental para a manutenção de ações em prol da categoria. O Sindicato receberá o pedido individual, em carta de próprio punho, e fará o esclarecimento de dúvidas por e-mail: contato@jornalistasnortepr.org.br.
Este Sindicato espera continuar recebendo as contribuições dos e das jornalistas para manter sua segurança financeira e avançar em novas iniciativas em nome da categoria.
PEC do Diploma
Uma das iniciativas do Sindijor Norte PR para o fortalecimento da categoria é a luta pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 206/12, que restabelece a exigência de diploma para o exercício profissional do jornalismo. Este Sindicato participou de uma atividade denominada “Ocupa Brasília“, coordenada pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e que reuniu representantes de sindicatos filiados em Brasília, para chamar a atenção de deputados federais ao tema.
As articulações para a PEC do Diploma seguem sendo feitas pelos sindicatos e pela FENAJ, seja em Brasília e ou abordagens com parlamentares eleitos pelos seus Estados. Além de sensibilizar deputados, o tema tem sido trabalhado com a sociedade.