O Sindijor Norte PR acaba de formalizar sua filiação ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), mantido pelo movimento sindical. A entidade fornece estudos econômicos confiáveis e terá grande importância nas próximas negociações salariais. Nos últimos anos houve perdas e o aporte técnico do DIEESE vai ajudar a fazer o cálculo correto para entender a real situação dos jornalistas.

A adesão ao DIEESE foi formalizada após consulta à categoria na Assembleia Geral Extraordinária Permanente realizada no dia 15 de maio. Além de apoiar a decisão do Coletivo de Diretores do Sindijor Norte PR, os jornalistas presentes aprovaram reajuste salarial de 3,83%, oferecido pelos patrões, para a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2023/2024. O índice deste ano, cuja data-base é 1º de maio, é de 100% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos últimos doze meses. A situação é diferente de outros anos, quando o reajuste ficou abaixo. As perdas acumuladas da categoria somam 10,77% entre as CCTs de 2020, 2021 e 2022.

As empresas se recusaram a repor perdas neste ano, mas os jornalistas não se esqueceram que elas existem. A vantagem que a categoria obteve em fechar mais rapidamente a CCT este ano foi a garantia dos patrões de manutenção de todas as cláusulas da CCT vigente, sem propostas que precarizam a profissão, como em anos anteriores. Também foi considerado positivo o aceite já em maio, mês da data-base, para os trabalhadores e trabalhadores não sofrerem perdas de retroativos, algo que vem ocorrendo ao menos nos últimos três anos.

Mas precisamos avançar na reposição das perdas, por isso, os próximos meses vão ser de reorganização enquanto categoria. A filiação ao DIEESE faz parte disso. É uma necessidade para avaliação econômica, pois trata-se de um departamento muito sério e que contribui com visão econômica focada no trabalhador e não no modelo patronal. Vamos poder noticiar as perdas salariais que os jornalistas vêm sofrendo com mais precisão e os dados serão úteis nas negociações futuras.

Compartilhe: