Gestão Jota Oliveira – 2020/23

JOTA, NOSSO ELO

Certamente, José Oliveira Santos, Jota Oliveira, gostaria de fazer parte desta diretoria. Essa convicção vem das últimas conversas com ele, então sempre preocupado com a profissão, curioso a respeito dos colegas jovens ganhando espaços. Membro da última diretoria em exercício (2017/20), ainda que “meio honorificamente” conforme dizia ante as limitações para se locomover, afigurava-se nele o elo entre as gerações de jornalistas.
Por circunstâncias, Jota Oliveira veio a ser o patrono da atual gestão. E o Sindijor Norte PR, já com a sede própria, começa se tornar, também, memória do jornalismo, inscrevendo Jota Oliveira.
Texto: Widson Schwartz

Diretoria Administrativa

Presidente – TICIANNA DA CUNHA MUJALLI

Formada em Ciências Sociais pela Unesp Marília e em Comunicação Social – Jornalismo pela PUC de Campinas. Repórter por paixão, já atuou em TV, rádio e caiu de paraquedas no jornalismo digital. Entrou no sindicalismo por puro otimismo e insistência.

Secretário Geral – JOSÉ ADALBERTO MASCHIO

Repórter autônomo, porque isso de freelancer é anglicismo desnecessário e colonizador. É escritor e ativista social. Ex-Folha de S. Paulo. Fez parte do Conselho de Ética da gestão 2017/20 do Sindijor Norte PR.

 

Secretário de Finanças – AYOUB HANNA AYOUB

Tem 64 anos. É jornalista formado em 1979 pela Cásper Líbero, com mestrado em Ciências Sociais pela UEL. Já trabalhou em assessoria de imprensa, jornal, revista, rádio e televisão. Trabalha na UEL desde 1986, como docente do curso de Jornalismo. Participou da fundação do Sindijor Norte PR, em 1987, de várias diretorias e esteve duas vezes na presidência.

Secretário de Imprensa – RICARDO ANDRETTO FONSECA

Tem 34 anos. É formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo na UniCesumar, onde também obteve o título de especialista em Mídias Digitais. É editor da RIC Record TV em Maringá. Foi o responsável por construir o site do Sindijor Norte PR na gestão 2017/20.

Secretário de Fiscalização e Exercício Profissional

WILLIAN CASAGRANDE FUSARO – Tem 30 anos. É jornalista, especialista em Comunicação Popular e Comunitária e mestre em Comunicação pela UEL. Atua como redator publicitário em agência de comunicação e também como músico profissional.

Secretária de Educação – VALDETE DA GRAÇA

É jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente, trabalha como assessora de comunicação no Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá. É também professora de telejornalismo, radiojornalismo, coordena uma agência de notícias e produção de documentários nos cursos de jornalismo e publicidade e propaganda na Faculdade Maringá.

Secretária de Cultura e Eventos – MARIAN ISABELLA TRIGUEIROS

Jornalista formada e pós-graduada pela UEL. Em 15 anos de carreira, atuou como assessora de imprensa para eventos e empresas, produziu conteúdos impressos e digitais, e como repórter do jornal Folha de Londrina. Tem 12 anos de experiência acumulados como repórter e redatora, sobretudo na área cultural. Desde 2010 realiza produções culturais na área de música, teatro e dança na cidade de Londrina. Representa o Sindijor Norte PR como suplente no Conselho Municipal de Política Cultural.

Secretária de Saúde e Condições de Trabalho – CECÍLIA MARIA CARDOSO FRANÇA

Jornalista formada pela UEL desde 2005. Construiu sua carreira em jornal impresso, inicialmente na Tribuna do Norte (Apucarana-PR), passando pela Folha de Londrina. Há dois anos, abraçou o jornalismo independente. É uma das fundadoras da Rede Lume de Jornalistas, site voltado para a defesa dos Direitos Humanos. Vê a luta sindical como indispensável para a manutenção e a extensão dos direitos dos trabalhadores.

Secretária de Assuntos Jurídicos – DANIELA FERNANDA CALSAVARA

Formada em jornalismo pela UEL, com especialização em Desenvolvimento Regional pela UEM. Atua há 22 anos no telejornalismo. Já exerceu as funções de editora, apresentadora e repórter em emissoras do Paraná e interior de São Paulo. Atualmente trabalha como repórter na RIC Record TV de Londrina.

Diretoria Adjunta

VANESSA NAVARRO FERNANDES

Jornalista formada pela UEL. Passou pela Rádio Nacional, em Brasília, e foi repórter da Folha de Londrina e da TV Tarobá. Desde 2009 trabalha na RPC Londrina, onde atua como repórter e produtora. Foi vice-presidente do Sindijor Norte PR (2017/20) e atuou como secretária-geral em uma gestão anterior.

SIMONI DE CASSIA SARIS

Formada em Jornalismo pela UEL em 1993. Em mais de 25 anos de profissão, sempre trabalhou com jornalismo impresso. Passou pelo semanário Mais Londrina, atuou por 15 anos na redação do extinto Jornal de Londrina, onde foi repórter e editora. Desde 2016 está na reportagem da Folha de Londrina.

GINA VIVIANE MARDONES LONCOMILLA

Graduada em jornalismo pela Unesp/Bauru, especialista em fotografia pela UEL e mestre em Comunicação pela UEL. Atuou 12 anos em redação de jornal como repórter fotográfica, tendo passado 10 anos na Folha de Londrina. Atualmente compõe o quadro de docentes da Unopar Arapongas, onde ministra disciplinas práticas e teóricas para o curso de Publicidade e Propaganda.

ALTAIR JOSÉ DE SOUSA

Repórter cinematográfico há mais de 30 anos. Trabalha na Rede Massa de Londrina há mais de 14 anos. Também faz freelancers de eventos esportivos como futebol, corridas e outros. Faz parte do sindicato dos jornalistas praticamente desde o início da da carreira.

ALCEU FRANCO DO NASCIMENTO

Começou a trajetória no jornalismo como repórter cinematográfico em 1987 na rede de transmissão Tibagi, posteriormente passando pela TV Independência. Em 1997, ingressou na TV Coroados (RPC TV) no qual permanece até hoje. Integrou como suplemente a Diretoria Administrativa do Sindijor Norte PR (gestão 2017/20).

Conselho Fiscal

MOACIR FERRI (MEMBRO EFETIVO)

Bacharel em Administração, pós-graduado em Marketing e Propaganda e em Gestão Pública pela UEL. Trabalhou 15 anos na Folha de Londrina, no Departamento de Marketing e Propaganda. Desde 1995 atua na Assessoria de Comunicação Social da UEL como diagramador. Foi Secretário de Finanças por três gestões do Sindijor Norte PR.

NELSON JOSÉ BORTOLIN (MEMBRO EFETIVO)

É jornalista formado pela UEL, com especialização em Finanças para Jornalistas. Foi repórter e editor do Jornal de Londrina e repórter da Folha de Londrina. Atualmente é repórter da Revista Carga Pesada e da Rede Lume de Jornalistas.

REINALDO CÉSAR ZANARDI (MEMBRO EFETIVO)

Jornalista e doutor em Estudos da Linguagem pela UEL. Foi freelancer da Folha de Londrina e trabalhou na Rádio Tabajara. É professor de jornalismo desde 2000, tendo atuado na UEL e na Unopar. É repórter da Agência UEL de Notícias. Foi suplente do Conselho Fiscal na atual na última diretoria do Sindijor Norte PR (2017/20), com representação no Coletivo de Sindicatos de Londrina.

MÁRIO SÉRGIO FRAGOSO DE ALMEIDA (SUPLENTE)

Jornalista sindical com breves passagens pela imprensa comercial, cujas portas se fecharam após os vingativos empresários terem sido processados por descumprirem a legislação trabalhista. Houve uma empresa que se esmerou: adulterou a carteira de trabalho, o que rendeu um boletim de ocorrência na Polícia Civil.

BRUNO AMARAL DA SILVA (SUPLENTE)

Jornalista, graduado em Jornalismo pela UEL e pós-graduado em Comunicação e Cultura Política. É idealizador, repórter, repórter cinematográfico e editor do Jornalismo Periférico, mídia alternativa que propõe um olhar mais humanitário ao mundo e ao jornalismo.

LUCAS MONTEIRO PULLIN (SUPLENTE)

Formado em jornalismo e especialista em Produção Audiovisual pela PUC PR. Mestrando em História pela UNICENTRO de Irati. Atou por 15 anos na imprensa londrinense como repórter, produtor e coordenador de jornalismo em emissoras de rádio e TV. Atualmente trabalha como produtor audiovisual e professor de Comunicação da UNICENTRO em Guarapuava.

Comissão de Ética

ANDREA NOVARA MONCLAR (MEMBRO EFETIVO)

Jornalista formada pela UEL. Já atuou como repórter, produtora e editora nos veículos: Tribuna do Norte de Apucarana, Jornal de Londrina, TV Cultura Maringá (RPC), Globo Oeste Paulista, TV Coroados Londrina (RPC). Hoje atua em assessoria de imprensa, sendo proprietária da Alea Comunicação. Participa do Sindijor Norte PR desde a sua formação e já atuou nas funções de tesoureira, secretária, conselhos e comissão de ética.

ÉRIKA PATRÍCIA DE FÁTIMA PELEGRINO AMIM (MEMBRO EFETIVO)

Formada em Jornalismo pela UEL e especialista em Comunicação Popular e Comunitária. Foi diretora do Sindijor Norte PR em quatro gestões, entre 1998 e 2020. Atuou como repórter na Folha de Londrina, Jornal de Londrina, Tribuna do Norte, Correio Londrinense, Jornal da Cidade (Bauru), pauteira na CNT, assessora de comunicação DRZ, CRESS-PR, e participou da produção de revistas Unimed e Sicoob-PR. Também foi docente na UNOPAR (2006-2008).

LUIS FERNANDO WILTENBURG SANTOS (MEMBRO EFETIVO)

Formado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina em 2003, atua no jornalismo diário desde 2005. Tem passagens por jornais impressos em Santa Cruz do Rio Pardo, São José do Rio Preto, Bauru e Ribeirão Preto, no interior paulista. Trabalha na Folha de Londrina desde 2013, com atuação nas editorias de política e economia e, atualmente, atua nos portais digitais da empresa. Foi diretor do Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná em outras duas gestões e representou a entidade no Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina, também por duas gestões.

RAQUEL BERNARDETE DE CARVALHO (MEMBRO EFETIVO)

Formada em Jornalismo pela UEL e especialista em Comunicação Popular e Comunitária. Participou da criação do Sindijor Norte PR, do qual foi presidenta por duas gestões e diretora em vários mandatos.

 

WIDSON SCHWARTZ (MEMBRO EFETIVO)

Fez reportagens em rádios de Londrina na década de 70. Foi vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná na década de 80. Com algumas interrupções, trabalhou em jornais até 2013 e, atualmente, escreve programas especiais e livros para a Rádio CBN.

LUIZ CLÁUDIO DA SILVA (SUPLENTE)

Graduado em Jornalismo, Ciências e em Biologia. Tem pós-graduação em Gestão Pública e mestrado em Educação. Lecionou na Educação Básica e no Ensino Superior. Atuou como coordenador da Assessoria de Comunicação/UEM por 25 anos. Auxiliou e acompanhou a criação da Rádio Universitária, participou do planejamento e auxiliou a coordenação e criação da TV UEM. Supervisionou estágios de Comunicação e Multimeios na UEM. Atualmente é diretor de Comunicação do Sinteemar.

KRISTHIANNE HILD NAMI SCHORNOBAY (SUPLENTE)

É jornalista formada pela UEPG desde 1998. Sempre trabalhou em televisão. Foi repórter, editora e produtora em várias cidades do Estado. Deu aulas de Telejornalismo da UEPG por dois anos, mesma cidade onde fez parte da Delegacia do Sindicato Paranaense dos Jornalistas. Mora em Maringá há 14 anos e hoje faz parte de uma equipe que decidiu fazer jornalismo independente na internet.

Quer conhecer mais da história do Sindijor Norte PR? Confira quem esteve presente em Gestões Anteriores clicando aqui.

Compartilhe: