Um novo jornal impresso começou a circular em Maringá. A publicação, que tem o nome de “O Maringá“, é produzida por uma equipe remanescente do “O Diário do Norte do Paraná“, que teve falência decretada há um ano e meio. A iniciativa começa como um semanário, mas que pretende ganhar força para tornar-se um diário, pelo que diz o jornalista Luiz de Carvalho em uma postagem no site de O Maringá.

A impressão é em formato standard com toda equipe de vendedores, jornalistas e responsáveis pela circulação do antigo “O Diário“. “Maringá é uma cidade que tinha ficado carente de jornal impresso. Ver que os jornalistas se organizaram e conseguiram rodar a publicação é pura resistência. Boas-vindas a essa nova publicação”, diz Ticianna Mujalli, presidente do Sindijor Norte PR. “Todos os profissionais afetados pela situação do antigo ‘O Diário’ têm a nossa solidariedade. E é com a mesma coragem que eles tiveram ao lutar pelos direitos, na época da falência do jornal, que eles se mostram dispostos a encarar o mercado. Há muito potencial no impresso, principalmente a quem desenvolve um trabalho de qualidade”, reforça.

A situação em O Diário evoluiu para uma situação insustentável pouco antes do fechamento definitivo, o que levou muitos ex-funcionários da empresa a apostar em iniciativas próprias. É o caso do jornalista Luiz Fernando Cardoso, editor-chefe do recém-chegado O Maringá e que mantém o site Café com Jornalista. Antes desses dois projetos, o profissional investiu no crescimento do mercado de e-books e tem uma trilogia publicada em uma plataforma da Amazon. “O Sindijor Norte PR tem apoiado o jornalista desde que o primeiro livro, Orfeu e Violeta, foi lançado digitalmente. Luiz é um exemplo de persistência em um terreno cada vez mais hostil ao trabalho da imprensa”, afirma Ricardo Andretto, secretário de Imprensa do Sindijor Norte PR. “Acompanho diretamente o trabalho do profissional no Café. Vai ser um prazer ler também em ‘O Maringá’.”

O Maringá” está disponível nas melhores bancas da cidade. O custo é de R$ 5 pelo semanário.

Foto: Divulgação “O Maringá”

Compartilhe: