O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR), outros cinco Sindicatos e duas associações, de trabalhadores e patronais, enviaram nesta semana um documento pedindo a priorização dos profissionais de comunicação na imunização contra a Covid-19. Esse é mais um pedido, dentre outros, para que os jornalistas sejam incluídos em listas prioritárias de vacinação. O texto foi direcionado ao Governo do Estado citando o chefe Casa Civil do Paraná, Luiz Augusto Silva, e o Secretário da Saúde, Carlos Alberto Gebrim Preto.

Apesar de profissionais de comunicação serem classificados, por meio de decreto presidencial, como de caráter essencial, os jornalistas ainda não foram imunizados. O Sindijor Norte PR solicitou, ao menos três vezes antes do novo documento, para Conselhos de Saúde, prefeituras e até para a Secretaria Estadual da Saúde a inclusão em listas de vacinação. Apenas a Secretaria de Saúde de Londrina se manifestou, mas com negativa. “Defendemos a vacinação de todos os brasileiros o mais rápido possível, ao mesmo tempo que nos mobilizamos há meses pela imunização dos jornalistas que estão na linha de frente da cobertura da crise sanitária”, conta Cecília França, secretária de Saúde e Condições de Trabalho do Sindijor Norte PR.

Como entidade representativa, o Sindijor Norte PR espera que o Governo do Estado atenda o pedido dos jornalistas, uma vez que a imprensa não parou um só dia desde o início da pandemia. Casos de Covid-19 já foram registrados em diversas redações e, com a entrada de cepas mais agressivas, todos estão sujeitos ao agravamento da doença, independentemente da idade. Esse é o mesmo pensamento do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor PR), que tem também lutado pela vacinação. “Assim como profissionais de outras categorias, estamos atuando na linha de frente no combate a Covid-19. Todos os dias os colegas tem que lidar com situação de medo e incertezas. A cada entrevista, a cada reportagem, o medo é evidente”, diz José Roberto Geremias, diretor de saúde e previdência do Sindijor PR.

Em outra frente de trabalho, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) luta para que os profissionais sejam incluídos no Plano Nacional de Imunização entre os grupos prioritários de vacinação. Uma campanha com a hashtag #VacinaAImprensa está acontecendo nas redes sociais, com um Dia Nacional de Luta nesta quarta-feira (9). “São esforços coordenados. Vai além de municípios, Estado e quer sensibilizar o Governo Federal, que ainda resiste em imunizar jornalistas. Precisamos que os próprios profissionais também se mobilizem nas redes sociais e que mostrem que precisam ser vacinados”, evidencia Cecília França, do Sindijor Norte PR.

Participe! Use a hashtag #VacinaAImprensa e marque as pessoas do seu círculo social que podem ajudar a dar visibilidade à causa. Exponha o seu interesse também atualizando a sua foto de perfil no Facebook.

Assinam o documento entregue ao Governo do Paraná:

Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná – Aerp
Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná – Adi
Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado do Paraná – Sert-PR
Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado do Paraná – Sindejor
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná – Sindijor Norte PR
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná – SindijorPR
Sindicato dos Radialistas Profissionais e dos Trabalhadores em empresas de Radiodifusão e Televisão do Estado do Paraná – Sindirádio-TV
Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Radiodifusão de Cascavel e Região Oeste do Paraná – Sintrop

Imagem/destaque: Campanha Fenaj

Compartilhe: