LACEN, Laboratório Central do Estado do Paraná. Curitiba,22/08/2019 Foto:Jaelson Lucas / ANPr

O comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar em Londrina, Major Nelson Villa foi diagnosticado com COVID-19. Figura constante em coletivas de imprensa, Villa esteve presente em mais uma entrevista na última semana, na Prefeitura de Londrina e conversou com jornalistas, quando já poderia estar contaminado, mesmo não apresentando sintomas.
Após a confirmação, o Sindijor Norte PR iniciou a negociação com a Secretaria de Saúde e garantiu testes gratuitos para detectar a COVID-19 para jornalistas que apresentarem algum sintoma da doença e tiveram contato com o policial militar nessa ou em outra entrevista nas últimas duas semanas.
Mesmo não apresentando sintomas, segundo o Ministério da Saúde, há o risco de contágio e por isso, o presidente do Sindijor Norte PR, Danilo Marconi, se antecipou e procurou a Secretaria de Saúde para garantir que os jornalistas sejam atendidos. “Já entramos em contato com todos os editores e editoras chefes das emissoras que estavam presentes na coletiva de imprensa. Eles foram orientados a fazer um mapeamento dos jornalistas que tiveram contato com o Major Villa tanto na coletiva, quanto em outras ocasiões na última semana. É preciso redobrar a atenção nesse momento crítico, já que a doença pode se espalhar rapidamente”, aponta.
Os jornalistas que apresentarem algum sintoma inicial devem procurar um médico e solicitar um encaminhamento. A prefeitura fará o exame de graça. Em caso de dúvida, o profissional deve entrar em contato com o sindicato.
O Sindicato aproveitou a situação para solicitar, mais uma vez, o fim das coletivas presenciais na Prefeitura de Londrina. O órgão público já foi notificado, chegou a acatar o pedido, mas voltou atrás. A alegação é que as medidas de segurança são tomadas, mas isso, como pode ser visto agora, não garante 100% a proteção da categoria que precisa levar informação aos londrinenses diariamente.

Compartilhe: