O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR) decidiu suspender a realização do 1º Prêmio Pé Vermelho de Reportagem. Lançado em dezembro do ano passado, a iniciativa já estava com as inscrições prorrogadas. No momento, não há qualquer clima para uma premiação voltada à acadêmicos com a pandemia da COVID-19. As aulas nas instituições de ensino superior também estão paradas, o que impede divulgação do Pé Vermelho diretamente nas salas.
“É um momento difícil em que toda a sociedade terá que fazer a sua parte. E isso inclui não só os estudantes, mas os profissionais jornalistas e seus familiares. A COVID-19 mudou a rotina de todos”, diz o presidente do Sindijor Norte PR, Danilo Marconi. “Os acadêmicos de jornalismo podem aproveitar o momento para analisar como a mídia vem tratando essa realidade. Há o aumento de fake news, de fatos que precisam ser checados e rechecados diariamente. Essa discussão pode voltar às salas de aula assim que todos superarmos esse momento difícil.”
O Sindijor Norte PR lamenta o transtorno e informa que os inscritos no Prêmio Pé Vermelho já estão sendo comunicados. Os valores pagos serão devolvidos.