
A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2021/2022 dos jornalistas, com data-base em 1º de maio deste ano, já está homologada e em vigor. A Categoria aceitou o reajuste proposto pelos patrões, de 3,7% nos salários, sem retroativo, em Assembleia Extraordinária conjunta entre o Sindijor Norte PR e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR), entidades que representam os profissionais no Estado.
A alteração nos salários passa a valer a partir de 1º de janeiro de 2022 e será percebida na remuneração paga nos primeiros cinco dias úteis de fevereiro do próximo ano. O Piso Salarial Profissional no Paraná passa a ser de R$ 3.810,69. Clique aqui e consulte a CCT 2021/2022 na íntegra.
Histórico de negociação
Os jornalistas do Paraná e os Sindicatos que os representam, por mais um ano, tiveram que passar por uma extensa negociação com as empresas de comunicação. Em 26 de abril deste ano, a Categoria aprovou 1,2% de reposição salarial referente aos anos 2020/2021, com data base em 1º de maio de 2020. Patrões ameaçavam retirar o anuênio, um direito do qual os profissionais não abrem mão. Houve, ainda, a tentativa de alteração das cláusulas da independência sindical.
Logo após a aprovação, o Sindijor Norte PR e SindijorPR voltaram a negociar com os patrões, desta vez com a data-base de 1º de maio de 2021, com validade entre os anos de 2021/2022. Os jornalistas receberam oferta inicial de zero por cento de reajuste, até estacionar na proposta de 1% de aumento, valor recusado em assembleia da Categoria em julho deste ano.
Por meses, houve a insistência dos empresários de que 1% era o máximo que se podia chegar, com um zero virgula alguma coisa além disso, algo que diretores dos dois Sindicatos, em nome da Categoria, negaram, uma vez que havia tentativa de impor a perda em mesa de negociação. Os patrões, então, colocaram as conversas na geladeira, angustiando os jornalistas, o que motivou textos mais duros para a sociedade sobre a situação dos profissionais e pedindo pelo retorno da mesa.
- Leia também: Jornalistas perdem mais de 14% do salário e empresas oferecem só 1%
- Em Congresso Nacional, jornalistas se solidarizam pela falta de negociação salarial no PR
- DE QUEM É A CULPA? Patrões querem impor 1% de reajuste salarial
Depois da insistência dos jornalistas e dos representantes dos Sindicatos, em nova mesa de negociação surgiu a proposta de 3,7% de reajuste, valor aprovado pela Categoria em 30 de novembro. É bom que fique claro que o Sindijor Norte PR e SindijorPR pediam por 7,59%, com a inflação acumulada no período da data-base de maio de 2020 a abril de 2021 – a perda, portanto, foi de cerca de 50% se considerado o índice sugerido aos empresários.
Nesta segunda negociação finalizada no ano, patrões também ameaçavam a retirada do anuênio, sob argumento de que o direito conquistado há anos pelos jornalistas já representaria um valor “a mais” de 1% sobre o reajuste salarial. Os Sindicatos lutaram e, juntos, mantiveram esse ponto como inegociável.
A homologação da Convenção aconteceu em 20 de dezembro. Por conta disso, abre-se o prazo até o dia 29 de dezembro para que os profissionais comuniquem sua opção pelo não desconto da Taxa Assistencial em favor do Sindijor Norte PR, como prevê a CCT. Excepcionalmente em 2021, devido à pandemia de Covid-19 e às medidas de restrições e orientações de isolamento social, o Sindicato receberá o pedido individual e fará o esclarecimento de dúvidas por e-mail: contato@jornalistasnortepr.org.br.
Nova negociação
O Sindijor Norte PR e SindijorPR já iniciaram as conversas entre suas diretorias envolvendo a CCT 2022/2023, com data-base em 1º de maio de 2022, e conta com a participação dos jornalistas na luta pela manutenção de direitos e por um reajuste mais digno do trabalho profissional da Categoria.
“Vamos conversar com os patrões em pleno ano eleitoral e sabemos que as empresas continuam a avançar seus patrimônios, independentemente da pandemia. Queremos que os patrões continuem crescendo, o que abre a possibilidade de geração de novos empregos, desde que eles não se esqueçam que os jornalistas são seus parceiros, não uma ameaça”, diz Ricardo Andretto, Secretário de Imprensa do Sindijor Norte PR. “Os profissionais sabem sobre o seu valor e não devem aceitar ser tratados com migalhas. O pão precisa ser dividido para ser multiplicado”, afirma.
Imagem/destaque: Fabian Blank via Unsplash, com modificações do Sindijor Norte PR