
Após extensa negociação com as empresas de comunicação, os jornalistas aprovaram na noite desta segunda-feira (26) a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) referente aos anos de 2020/2021. A decisão foi tomada durante a Assembleia Geral convocada pelo Sindijor Norte PR. Uma outra assembleia aconteceu em Curitiba, ao mesmo tempo, com jornalistas da base do Sindijor Paraná.
Com a aprovação, por unanimidade, a categoria receberá 1,2% de reposição inflacionária, com retroativo referente aos meses de fevereiro, março e abril de 2021. Com este índice, o Piso Salarial Profissional no Paraná passa a ser de R$ 3.674,57.
A Assembleia Geral foi realizada online em respeito às normas de higiene e segurança de combate à pandemia de Covid-19.
Mudanças
Entre as alterações feitas entre a CCT aprovada e a última em vigor é que houve a retirada d a cláusula do Aviso Prévio. Assim, as empresas passam a aplicar de forma obrigatória, a legislação vigente. Também houve alteração nos textos das cláusulas sobre Cartão Ponto e Negociação permanente. A íntegra da CCT será disponibilizada após a homologação nos órgãos competentes.
Os sindicatos, após extensa negociação, conseguiram manter o anuênio, uma das cláusulas e dos direitos que os patronais queriam retirar. Houve, ainda, a tentativa de alteração das cláusulas da independência sindical.
Outros pontos de pauta
Além da aprovação da CCT, os jornalistas também deliberaram sobre novos temas de pauta que devem ser levados em conta já para as negociações da Convenção Coletiva de Trabalho 2021-2022. O tema pandemia e os reflexos dela na vida dos jornalistas, como o tele trabalho, por exemplo e as condições de higiene e segurança nas redações, foram citadas.
O sindicato também conseguiu a autorização da categoria para que a diretoria e a assessoria efetuarem efetuem as negociações, juntamente com o Sindijor Paraná. Houve ainda a liberação para que, em caso de necessidade, seja ajuizado Dissídios Coletivos em caso de não acordo nas negociações ou ainda requerer a indicação de mediador pelas autoridades trabalhistas.
Houve também a aprovação da cobrança como é feita, da taxa assistencial. O desconto é feito de forma mensal, no percentual de 1%, do holerite do jornalista.
Conforme prevê a CCT, a partir do dia 1º de maio os jornalistas podem requerer o não desconto da Taxa Assistencial em favor do Sindijor Norte PR. O prazo termina dia 10. Excepcionalmente em 2021, devido à pandemia de Covid-19 e às medidas de restrições e orientações de isolamento social, o Sindicato receberá o pedido individual por e-mail. Dúvidas no contato@jornalistasnortepr.org.br.
Nova negociação
No próximo dia 1º de maio, os jornalistas retornam às negociações da Data-Base para renovar a CCT até 2022. As direções do SindijorPR e do Sindijor Norte do Paraná insistiram para que a convenção fosse homologada por dois anos, poupando todos de novo desgaste e prevendo negociação apenas das cláusulas financeiras, mas nesse ponto não houve acordo.