O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR) vem a público manifestar seu repúdio a tentativas de cerceamento da liberdade de imprensa, bem como a irrestrita defesa do trabalho dos jornalistas nos veículos de comunicação.
Na última segunda-feira (25) a ameaça se deu contra a equipe do programa Tribuna da Massa, da afiliada do SBT em Londrina, e o apresentador do programa, Felipe Macedo, por meio de uma pichação em um muro em área valorizada da cidade.
Não podemos esquecer que o Brasil é um dos países mais perigosos para o desenvolvimento do jornalismo. Apenas em 2021, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) registrou 430 agressões a profissionais em todo o País, sendo o Paraná o líder em registros na região Sul. Nenhuma ameaça ao desenvolvimento do trabalho jornalístico deve ser tolerada ou menosprezada.
Ameaças como essa refletem a banalização da violência com a qual o Sindijor Norte PR e a Fenaj não compactuam. Nos solidarizamos com os profissionais atingidos e deixamos à disposição nossa assessoria jurídica, além de contarmos com rigorosa apuração do caso por parte das autoridades.
Imagem: Reprodução de vídeo/denúncia recebida pelo Sindijor Norte PR