A Secretaria de Educação e Aperfeiçoamento Profissional vai realizar nova prova para registro profissional (MTB) de repórter cinematográfico, repórter fotográfico e diagramador/ilustrador, profissões que não exigem comprovação acadêmica. O teste será realizado na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR), em Londrina, no dia 11 de abril, às 14h.
O MTB é o registro profissional do jornalista, uma espécie de habilitação necessária para o exercício de algumas profissões regulamentadas no Brasil. Com ele, o jornalista obtém um número de identificação junto ao Ministério do Trabalho.
O Sindijor Norte Paraná busca, por meio da realização desse teste, adequar a situação de profissionais que já atuam em empresas da região. Assim, cumpre o seu papel de fiscalização da categoria.
As provas consistem de questões discursivas e objetivas, todas relativas às atividades correlatas. A média para aprovação é de 60. Além do teste, os profissionais precisarão comprovar que já atuam no meio jornalístico (os candidatos terão sete dias para entregar portifólios). Uma comissão irá analisar esses trabalhos. A taxa de inscrição para o teste é de R$ 35,00.
Esta é a segunda vez que o Sindijor Norte PR realiza a prova. Na última gestão, 24 profissionais realizaram o teste.