Registro é necessário para o profissional mostrar que está apto e legalmente habilitado a exercer plenamente a profissão

O Sindijor Norte PR realiza no dia 15 de fevereiro a primeira prova do ano para quem quer o registro de repórter cinematográfico, repórter fotográfico e diagramador/ilustrador. Está é a terceira vez que a entidade promove a prova por meio da Secretaria de Educação e Aperfeiçoamento Profissional .

Serão duas oportunidades, as 10h e as 15h, em Londrina e em Maringá. O interessado deve se inscrever pelo e-mail contato@jornalistasnortepr.org.br, até dia 13 de fevereiro. É preciso pagar uma taxa de R$ 35.

Em Londrina, o endereço é Rua Paulo Kawasaki, 36 – Jardim Dom Bosco. Em Maringá, os candidatos devem se dirigir até o Sinteemar, na Rua Professor Itamar Orlando Soares, 357 – Jardim Universitário.

O candidato terá que responder a questões discursivas e objetivas. A média para aprovação é de 60 pontos. Além do teste, os profissionais precisarão comprovar que já atuam no meio jornalístico (os candidatos terão sete dias para entregar portifólios).

O objetivo da prova é qualificar profissionais para obter o registro (MTB) junto ao ministério responsável, documento que segura o direito de exercício da profissão de jornalista no Brasil. Com o MTB, o jornalista obtém um número de identificação junto às autoridades competentes.

Assim, o Sindijor Norte PR busca, por meio da realização desse teste, adequar a situação de profissionais que já atuam em empresas da região e também cumpre o seu papel de fiscalização da categoria.

Ao todo, 15 profissionais foram aprovados na última edição da prova.

Compartilhe: