Estamos vivenciando uma explosão dos casos de Covid-19 neste mês de janeiro, com altíssimos números de contaminados em todo o País. Não é diferente na base de atuação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR). Entre as duas maiores cidades da região, Londrina tem registrado em torno de 2 mil casos ativos por dia e Maringá chegou a assustadores 8 mil na última quinta-feira (20).
Diante disso, o Sindijor Norte PR recebe com indignação fotos de jornalistas aglomerados em coletivas de imprensa promovidas por algumas prefeituras. Em Londrina, a própria Secretaria de Saúde tem convidado os profissionais a permanecerem em salas pequenas, sem ventilação ou distanciamento adequados, sem opção de acompanhamento remoto de entrevistas.
Cumprindo sua função de zelar pelo bem-estar da categoria, o Sindijor Norte PR oficiou os prefeitos e secretários de saúde de Londrina e Maringá para que essa prática cesse imediatamente ou, ao menos, seja oferecida sempre a opção de acompanhamento virtual.
“Obrigar jornalistas a ficarem juntos em salas fechadas, sem ventilação nem distanciamento, é brincar com a sorte. Como entidade representativa da categoria, não podemos fechar os olhos a essa irresponsabilidade. Contamos com o bom senso dos senhores para que mantenham apenas coletivas e entrevistas virtuais ou, no mínimo, ofereçam a opção de acompanhamento remoto, a fim de evitar aglomerações”, ressalta trecho do ofício assinado pela presidente da entidade, Ticianna da Cunha Mujalli.
“Desnecessário detalhar aos senhores a explosão recente de casos de COVID-19 que tem lotado UPAs e UBSs. Graças à vacinação, os casos têm se mostrado menos graves, o que não isenta ninguém de cuidados. Este é, inclusive, o discurso oficial da prefeitura. A variante do momento, ômicron, mostra-se mais transmissível que as anteriores, por isso, estados e municípios têm voltado atrás ou adiado medidas de relaxamento. Não há como sabermos quem sofrerá um agravamento e necessitará de atendimento hospitalar”, destaca o Sindijor Norte PR.
O envio dos ofícios ocorreu na quinta-feira (20) e o Sindijor Norte PR aguarda retorno dos órgãos municipais. Os casos entre jornalistas têm aumentado e os municípios não podem agir como promotores de surtos de Covid-19.
Foto/destaque – Recebida pelo Sindijor Norte PR como denúncia de uma coletiva presencial em Londrina