Em uma reunião com o RH da RIC TV, na quarta-feira (4), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná conseguiu a suspensão do acordo individual de banco de horas proposto pela RIC em Londrina e Maringá aos jornalistas.
A emissora tinha dado o prazo de uma semana para que os profissionais assinassem, sem informar o que poderia acontecer caso não concordassem com o acordo e não assinassem. Assim, os jornalistas se sentiram coagidos e buscaram a entidade.
– Leia também: RIC TV é notificada extrajudicialmente sobre imposição de acordos individuais
O Sindicato é contra acordos individuais, pois acredita que isso inviabiliza a possibilidade de negociação entre as partes.
O prazo, que venceria nesta quinta-feira (5), foi suspenso para a sexta-feira (6), tempo limite de resposta se haverá negociação de acordo coletivo.
Entre os pontos que geraram mais reclamação entre os jornalistas e informados pela diretoria do Sindicato, além do acordo individual, é a renovação automática, o período de seis meses e a obrigatoriedade do jornalista ficar à disposição a empresa em qualquer horário.