Os sindicatos patronais não apresentaram contraproposta alguma aos trabalhadores durante a última reunião entre as partes ocorrida quinta-feira (19), em Curitiba. “Um tremendo desrespeito”, definiu o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR), Danilo Marconi. Ele esteve na capital acompanhado pela diretora Ticianna Mujalli.
Esta foi a terceira rodada de negociação entre os sindicatos envolvidos. As tratativas para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019 tiveram início em fevereiro, quando um calendário foi traçado entre as partes envolvidas. Em março, pela primeira vez na história, uma rodada de negociação ocorreu em Londrina. Agora, a reunião aconteceu na sede do Sindijor.
O Sindijor Norte PR e o Sindijor encaminharam, no início de março, proposta de negociação aos patrões dada a aproximação da data-base (01/05). Jornalistas cobram 7,5% de reajuste e manutenção de cláusulas sociais, na tentativa de garantir direitos e melhorar as condições de trabalho do empregado. “No entanto, ouvimos lamentações e pedido de desculpas ante a falta de proposta concreta”, disse Danilo Marconi.
Os sindicatos patronais prometem encaminhar uma proposta no próximo dia 27.