Rodrigo Ratier, professor da Faculdade Cásper Líbero, blogueiro do UOL e diretor do conselho de ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, realizou no último sábado (dia 20) uma palestra contra desinformação e notícias falsas no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná.
Denominada “Como combater fake news: o papel do jornalismo”, a palestra integra o projeto “Vaza, Falsiane!”, iniciativa dos professores de jornalismo Ivan Paganotti (Fiam-Faam), Leonardo Sakamoto (PUC-SP) e Rodrigo Ratier (Faculdade Cásper Líbero) que visa ampliar as ferramentas de que as pessoas dispõem a fim de analisar de forma consciente as informações que consomem e conscientizar sobre a responsabilidade ao publicar e compartilhar conteúdos.
Ratier falou sobre questões como definição de notícias falsas; como a notícia falsa se relaciona à desinformação; o poder relativo dos meios de comunicação quando tentam influenciar a opinião pública; a ascensão do WhatsApp como meio de disseminação de informações falsas; o conceito de Guerra Híbrida; a dicotomia e a simplicidade das mensagens para propagar conteúdo de maneira viral e o uso político das informações falsas para atingir o seu público.
Curso gratuito
A palestra serviu também para divulgar o site Vaza, Falsiane!, que possui 11 vídeos, 16 testes online, quatro galerias de imagens e um farto material didático, que também pode ser baixado para ser lido offline ou impresso e equivale a um livro de 188 páginas.
Quem completar o curso recebe um certificado do cumprimento de uma atividade com 10 horas de duração. Mas quem quiser se aprofundar em um tema específico não precisa ler e assistir a tudo. Basta escolher o conteúdo de sua preferência entre vídeos, textos, testes e galerias de memes.