O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR) terá uma nova diretoria a partir de sábado (24). A Chapa Jota Oliveira, eleita com mais de 95% dos votos válidos, vai continuar o trabalho em defesa da categoria até 2023. Neste início, a gestão enfrentará o desafio de continuar a negociação da Convenção Coletiva de Trabalho, onde as rodadas de conversas têm sido duríssimas.

A direção, que será presidida por Ticianna Mujalli, tem como o principal objetivo aproximar os jornalistas o trabalho desenvolvido pelo Coletivo. Será preciso, ainda, enfrentar os desafios impostos à categoria, como a redução de jornada nas empresas e os recorrentes ataques que os profissionais sofrem em suas coberturas diárias. “Temos que ser firmes na manutenção do Coletivo. A redução de jornada, que é uma decisão individual entre patrões e empregados, muitas vezes foi apresentada como uma imposição, provando que a negociação direta somente beneficia um dos lados da balança”, diz.

“Temos profissionais que tiveram redução e que só agora perceberam que as empresas estão usando esse artifício apenas em benefício próprio. A redução afeta os ganhos não só mensais, como o proporcional das férias e também pode impactar no 13º salário. A pandemia não deve ser utilizada como desculpa para desrespeitar um dos lados dessa balança.”

A posse será feita de maneira virtual, devido aos protocolos de prevenção à Covid-19.

Foto: kiquebg via Pixabay

Compartilhe: