Neste sábado (9) acontece mais uma edição do Feirão da Resistência e da Reforma Agrária. O Feirão já é um marco em Londrina. E uma marca que incomoda setores conservadores e ou reacionários da sociedade londrinense. A marca da resistência.
A resistência clara e objetiva: defesa dos sem-teto, dos sem-terra, da cultura afro e dos artistas e produtores culturais locais. Essa resistência mais que incomoda. É uma cunha instalada bem no coração dos reacionários.
Reacionários que sofrem “urticária” toda vez que se fala em direitos humanos e no combate à desigualdade. Aí, você que está a ler esse texto pergunta: que diabos tem a ver resistência e consumo solidário? Tudo. Tudo a ver. Consumo solidário não é apenas consumo consciente. É um ato político. Comprar de quem produz (seja alimentos sem veneno ou artesanato) é mostrar que você se importa.
E se importar, perceber o outro, é fundamental em tempos de obscurantismo, em que tentam censurar peças teatrais. Em que um arcebispo é atacado por defender o que preconiza a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). A resistência aos caos civilizatório começa pela solidariedade, com a empatia pelos excluídos. Neste sábado, convido a todos os londrinenses que se importam, que resistem, a comparecer à nossa festa cívica e de resistência.
Todos ao Feirão da Resistência e da Reforma Agrária (Canto MARL, na Duque de Caxias, 3241). Estaremos lá das 9h às 17h, com música, livros, alimentos naturais e muita, mas muita mesmo, empatia para com o próximo.
Por José Maschio
Jornalista e diretor do Sindijor Norte PR. José já foi editor do Jornal de Londrina, professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e correspondente da Folha de São Paulo.
- Leia também: Exercitar o humanismo é função vital do jornalismo
Confira o release do Feirão de sábado (9), via MARL – Movimento dos Artistas de Rua de Londrina:
FEIRÃO DA RESISTÊNCIA E DA REFORMA AGRÁRIA DE NOVEMBRO COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA
O projeto “Feirão da Resistência e da Reforma Agrária” realiza mais uma edição especial no sábado (9 de novembro) das 9hs às 17hs no Canto do MARL (Av. Duque de Caxias 3241) com entrada gratuita. A programação cultural contará pela manhã com o tradicional café colaborativo do Feirão, uma oficina aberta de Bumba-Meu-Boi, a apresentação teatral com Erick Santos intitulada “Autoescavo”, pesquisa cênica/performática que investiga a diáspora africana, as memórias ancestrais e limites entre o teatro e a performance.
Na sequência da programação teremos no horário do almoço a exibição da Mostra de Curtas e Média-metragens brasileiras com temática negra, Panorama Brasil. A roda aberta de Capoeira Angola está programada para mais esta edição da feira. Teremos a tarde ainda a Hora do Livro, espaço dedicado a literatura londrinense. Para agitar a tarde da Feira temos o Show musical com Hermano Pellegrini. Uma guitarra tocada um pouco mais de leve e a ênfase na voz, letra e melodia talvez descreva um pouco a atmosfera desse novo trabalho do músico londrinense. Para fechar teremos uma Oficina aberta de Ritmos e Danças Afro | Toques de Terreiro.
A agricultura celestial resiste! Agroecologia e arte pública pelo bem viver nas cidades e nos campos!
9h – 10h | Café Colaborativo com degustação de alguns produtos agroecológicos e artesanais.
10h | Oficina Aberta com o grupo de Bumba Meu Boi Estrela da Vila
11h | Apresentação teatral “Autoescavo” com Erick Santos
Sinopse:
Um resgate e um basta!
Performer na busca da descolonização do seu corpo/mente.
É o escavar e ir atrás da linha que me traz até aqui, das dores e glórias conquistadas vida a vida. O que pode um corpo preto fazer em estado de performance? Talvez revirar estômagos pelo estranhamento? Derramar o choro dos ancestrais? Gritar como um guerreiro faria? Cantar cantigas? Contar histórias de rainhas, reis, guerreiros e guerreiras e de seres com extrema ligação com a natureza? Manifestar a glória da vida como eles fazem?
Este corpo, joga com seus instintos (corporificado na figura de um lobo) e das suas transformações. Performer que conta, canta e dança suas histórias, em busca das alterações advindas das memórias e imagin(ação).
Cena resultante da pesquisa em andamento sobre a diáspora africana, memórias e o sagrado, performance e a fronteira com o teatro de Erick Santos.
FICHA TÉCNICA:
Concepção/Direção/Performer: Erick Santos
Assistente de Direção/Técnica de Luz e Som: Renata Ichisato
Fotos: Talyta Elen
Produção: Erick Santos, Talyta Elen.
Classificação etária: 14 anos.
11h30 | Mostra de Curtas e Média-metragens brasileirxs com temática negra | Panorama Brasil
Quilombo Mata Cavalo (curta-metragem) | Jurandir Amaral
No Quilombo Mata Cavalo, quilombolas distribuídos em seis comunidades resistem para preservar seus traços culturais, manter a integração comunitária e conquistar a regularização das terras herdadas de seus ancestrais.
Lily’s Hair (curta-metragem)| Raphael Gustavo da Silva
Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.
Isso Me faz pensar (média-metragem) | Hopi Chapman
A rapper Negra Jaque, o slammer Pablo, o dançarino Julinho e o rapper Rael Real enfrentam desafios para sobreviver trabalhando com a cultura hip hop na periferia de Porto Alegre. Este documentário mostra o processo criatívo, as superações e sonhos desta gurizada.
Francisco (média-metragem) | Francisco Teddy Falcão
FRANCISCO tenta viver a sua vida longe de tudo o que lhe faz lembrar um episódio específico na sua infância: a morte de seu pai, que fora vítima de um crime de ódio difícil de superar. Mas ao encontrar seus documentos antigos em arquivos velhos em casa, passa a entender o seu papel como homem negro e a importância da luta contra o racismo no Brasil.
12H 30 | Roda de #CapoeiraAngolaCECALondrina.
14h – 14h 40 | Hora do Livro
Na Hora do Livro deste sábado, o Feirão apresenta três lançamentos: Beatriz Bajo e Maria Angélica Constantino, escritoras londrinenses. E Adriana Sales e sua leitura cartográfica sobre travestis brasileiras! Venha conferir essas três escritoras e suas leituras de mundo!
14h40 | Show musical com Hermano Pellegrini
Hermano Pellegrini está com um show novo. Sozinho com sua guitarra, apresenta as canções próprias e parcerias que não figuram nos shows de rock n’ roll e ainda um repertorio eclético que viaja entre a musica londrinense, forró, samba, música mineira e um David Bowie. Uma guitarra tocada um pouco mais de leve e a ênfase na voz, letra e melodia talvez descreva um pouco a atmosfera desse novo trabalho.
15h 30 | Oficina de Ritmos e Danças Afro | Toques de Terreiro com Robson Arantes Ogumsola.
Foto/destaque: Álbum Das Diversidades do Consumo Solidário – MARL