Apoios importantes e adesão maciça dos jornalistas no terceiro dia de greve!
O terceiro dia de greve dos jornalistas de O Diário, de Maringá, na região Noroeste do Estado, foi marcado por apoios importantes ao movimento. Além da solidariedade de sindicatos e trabalhadores, outros dois movimentos sociais mostraram que estão a favor da ação dos profissionais, que são observados de perto não só pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná, como também pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Agora, tanto a Frente Brasil Popular quanto o arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, estão juntos com o movimento de greve da redação de O Diário.
Dom Anuar Battisti recebeu nesta sexta-feira (9) os jornalistas em greve e diretores do nosso Sindicato. O arcebispo demonstrou preocupação com a situação dos profissionais, que estão sem salários há quatro meses. Durante a reunião, Battisti disse que na tarde de ontem, por meio da Cúria Metropolitana de Maringá, tentou falar com a direção de O Diário, mas o dono do jornal não atendeu ao telefonema.
A adesão maciça (95% dos jornalistas estão em greve) fez com que o jornal, que circulou na quinta-feira (8), não tivesse reportagens. Apesar de alegar não ter dinheiro para pagar os profissionais, a direção de O Diário tem tentado cooptar jornalistas desempregados para trabalhar. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná tem mantido contato com diretores sindicais que representam trabalhadores de outros setores do jornal, e descobriu que há descontentamento também de gráficos e entregadores com os atrasos nos pagamentos. Por conta disso, esses trabalhadores também podem aderir ao movimento grevista a qualquer momento.
Mais apoio
Nesta sexta-feira (9), outra entidade sindical importante também enviou uma moção de apoio à greve. Confira a seguir:
MOÇÃO DE APOIO AOS JORNALISTAS DO O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ QUE ESTÃO EM GREVE POR ATRASO DE SALÁRIOS
A SESDUEM – Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de de Maringá, ANDES, solidariza-se com os e as trabalhadores/as do jornal O Diário do Norte do Paraná. O trabalho, a luta e os direitos dos/as jornalistas devem ser respeitados.
Força e luta!
Contem conosco!
SESDUEM, 9 de fevereiro de 2018