A vacinação por idade contra a Covid-19 entre os jornalistas paranaenses vem avançando consideravelmente nas últimas semanas. Basta abrir as redes sociais para constatar que profissionais que fazem parte da base do Sindijor Norte PR, sejam em municípios maiores, como Londrina e Maringá, ou até mesmo em cidades menores, como Arapongas, já estão sendo imunizados. Ainda que não tenham apoio como categoria no Paraná, é possível afirmar que ao menos a primeira dose de esperança muitos já terão até o fim deste mês.

Este Sindicato considera que a demanda pela vacinação dos jornalistas esteja prestes a vencer. Diferentemente de outros Estados brasileiros, como Maranhão, Bahia, Mato Grosso, Piauí, Roraima, Goiás, Pará, Tocantins e Mato Grosso do Sul, que se sensibilizaram e incluíram em algum momento a imprensa em seus planos estaduais e municipais de imunização, o Paraná que tem gestão de Ratinho Junior se negou a ofertar imunizantes aos profissionais. Em resposta a uma “super solicitação” do Sindijor Norte PR e outras sete entidades, inclusive patronais, o secretário da Saúde do Estado, Carlos Alberto Gebrim Preto, jogou a responsabilidade de decisão ao Ministério da Saúde.

Já evidenciamos aqui que tão pouco Londrina está preocupada com a situação. Mesmo com autonomia de decisão, negou por duas vezes vacinas contra a Covid-19 usando o mesmo argumento do Governo de Ratinho Junior. Um pedido mais “formal” de inclusão dos jornalistas nos grupos prioritários de vacinação também foi realizado à Prefeitura de Maringá, mas está parado desde o dia 30 de junho na secretaria municipal de saúde. Antes mesmo desta solicitação, o Sindicato e os próprios profissionais já pediam nos bastidores pela vacinação e é ainda em “off” que gestores municipais falaram que a imunização deve ser negada.

Alguns desses gestores, no entanto, têm memória seletiva. O Sindicato já chegou até eles de alguma, tanto prefeito, quanto secretário e outros gestores. Quando questionados, porém, ou dizem que o assunto vem sendo analisado ou que desconhecem o pedido. “Que eles tenham a coragem de ao menos externar o ‘não’ à imprensa”, afirma Ricardo Andretto, Secretário de Imprensa do Sindijor Norte PR.

Ainda sobre a vacinação entre jornalistas por idade, o Sindicato vai lançar uma nova pesquisa no dia 19 de agosto para entender como a questão tem avançado entre a categoria, mesmo fora de grupos prioritários. Um primeiro levantamento foi realizado em junho deste ano – clique aqui para acessar.

Foto/destaque: Valdete da GraçaManifestações de 24 de julho contra o Governo Federal e que contou com cartazes pedindo por vacinas, assim como outros temas

Compartilhe: