É com imensa satisfação que o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR) vai lançar, nos próximos dias, o livro Orelha de Jegue, de Messias Mendes, em Maringá. A publicação faz parte do Projeto Memória, com livros de pessoas que fizeram história no jornalismo no Norte do Paraná. Todos os profissionais estão convidados a comparecer no Centro de Ação Cultural Márcia Costa, Avenida XV de Novembro, 514, às 19 horas do dia 25 de agosto.

Messias Mendes, em Orelha de Jegue, conta sua história de nordestino que migrou, criança, para o Paraná. E de como foi seduzido pelo jornalismo. Jornalista histórico na Cidade Canção, “Mané” Messias Mendes é uma referência para todos profissionais. Este é o segundo livro editado pelo Projeto. Antes teve Jota Oliveira, com seu Cinquenta Anos de Jornalismo. Jota, um ícone do jornalismo londrinense, a rememorar fatos e histórias do jornalismo.

Tanto Messias Mendes, em Maringá, como Jota Oliveira, em Londrina, são jornalistas forjados nas redações, em uma época em que o ensino de jornalismo nas universidades apenas engatinhava. Um tempo em que os jornalistas aprendiam a profissão no exercício cotidiano dela.

Hoje os tempos são outros. E outras são as tecnologias. Nada mais de textos enviados por telex ou malotes dos jornais, das sucursais e correspondentes para a sede. As redes sociais encurtaram distâncias. As notícias hoje são compartilhadas quase em tempo real. Mas o essencial do bom jornalismo ainda é necessário. Como é necessário conhecer nossa história e de como o jornalismo sério e comprometido com a função social é vital. Especialmente quando notícias falsas tomaram conta das redes.

O Projeto Memória visa unir esses dois mundos. O passado do jornalismo no norte do Paraná com os dias atuais. Conhecer nosso passado é fundamental para construirmos o futuro do jornalismo. Um jornalismo que precisa, cada vez mais, estar do lado dos excluídos da sociedade atual.

Da esquerda para direita: jornalistas Victor Simião, secretário de Cultura de Maringá, Messias Mendes e Ricardo Andretto, secretário de Imprensa do Sindijor Norte PR

Serviço

Lançamento do livro Orelha de Jegue, de Messias Mendes
LOCAL: Centro de Ação Cultural Márcia Costa (Sala Joubert Carvalho)
ENDEREÇO: Av. XV de Novembro, 514 – Zona 01, Maringá – PR
DATA: 25 de agosto
HORÁRIO: 19 horas

Compartilhe: