É oficial: o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR) está filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT). A adesão foi formalizada em abril após aprovação da categoria em uma Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 23 de março deste ano. Os jornalistas, representados pelo Coletivo de Diretores do Sindijor Norte PR, terão espaço nas discussões promovidas pela maior central sindical do Brasil.
Além deste Sindicato, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) é filiada à CUT há muitos anos. Por muito tempo, e com o passar de diversas diretorias, havia discussões para que essa união também acontecesse no Norte do Paraná. “Nós temos que tomar partido em um momento que o país está em uma fissura cada vez maior de duas visões de mundo na sociedade. Não queremos essa legislação trabalhista sendo feita a partir da visão feudal dos patrões. Temos que dar um grito contra a escravidão e passando pela CUT temos mais força para fazer esse grito”, diz José Maschio, presidente do Sindijor Norte PR.
Do ponto de vista político, são quase 36 anos de experiência sindical do lado do Sindijor Norte PR. A ideia é que este Coletivo, que conquistou direitos com muita luta e prática, possa oferecer seus conhecimentos e receber orientações valiosas da CUT. “Estamos nos colocando para receber todos os valores que a CUT traz pra gente, sendo um filiado, mas também vamos agregar valor”, afirma Ayoub Hanna Ayoub, Secretário de Finanças do Sindicato.
Uma das referências ao trabalho sindical em nome dos jornalistas profissionais do Norte do Paraná são as indicações trazidas pela FENAJ, que por sua vez está vinculada à CUT Brasil. A diferença é que, agora, o Sindijor Norte PR também vai procurar se alinhar localmente com a CUT Paraná. “Assim como estamos com a FENAJ, temos uma outra frente paralela que trabalha junto. Nós precisamos de dados, quando vai se discutir uma convenção coletiva, e isso a CUT oferece. É preciso só fazer uma triagem, porque o suporte a própria CUT vai nos dar”, conta Luis Cláudio da Silva, que é suplente da Comissão de Ética do Sindicato e foi o representante da CUT Paraná na assembleia que aprovou a filiação.
Este é um 1º de Maio, Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, histórico em que o Sindijor Norte PR comemora pela primeira vez a data com a CUT e, ainda, reafirma seu compromisso na luta por trabalho digno, seguro e decente aos jornalistas profissionais.
Ver essa foto no Instagram