O obscurantismo se assume como fascista. Invadiram a Casa do Jornalista. Foi no início da tarde.  A secretária do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR) voltava do almoço.  Conseguiu ver que o invasor, ao fugir, pulou pela janela. Para quem não sabe a Casa do Jornalista é onde funciona a sede do Sindicato.

A invasão não foi para roubar. Foi para intimidar. Quando o presidente Danilo Marconi e a advogada do Sindicato chegaram ao local o quadro era desolador. Gavetas, armários e documentos revirados. Computadores vasculhados (vai ser preciso perícia para saber se documentos foram roubados).

O estranho é que a invasão ocorre em um momento tenso em Londrina. O Feirão da Resistência e da Reforma Agrária, em que o Sindicato participa ativamente, sofre ataques constantes.  E que grupos conservadores e fascistas da cidade atacam direitos e garantias individuais. Nesse grave momento, em que os jornalistas lutam por garantia de emprego e salários no principal jornal da região, essa invasão à Casa dos Jornalistas causa, antes de tudo, perplexidade. E preocupação.

O Sindicato dos Jornalistas formalizou queixa crime contra a invasão. E não irá abandonar suas lutas. Muito menos irá se intimidar com ameaças e bravatas obscurantistas. Convocamos todos os jornalistas para a Assembleia desta sexta-feira na sede nova do Sindicato (Rua Paulo Kawassaki, 36, Jd Dom Bosco). Em pauta, a garantia de empregos e salários dos jornalistas da Folha e o ataque ao Sindicato. A primeira chamada é às 19h30, com segunda chamada às 20h. Compareça!

Colaborou com o texto: José Maschio, diretor do Sindijor Norte PR

Compartilhe: