No dia 24 de fevereiro de 1932, com a promulgação do decreto 21.076, o Brasil avançava em sua democracia com a conquista do voto feminino. Como resultado, na eleição deste ano, mais de 77 milhões de brasileiras devem ir às urnas para escolher seus representantes. A data é um importante marco na luta pela igualdade de direitos com os homens, mas ainda há um longo caminho pela frente.

“É uma data para ser lembrada e celebrada. Contudo, é um ponto de partida que nos mostra o quanto ainda precisamos avançar na luta por direitos e igualdade. As mulheres ainda enfrentam dificuldades, inclusive, dentro do processo democrático, com candidaturas laranjas. Além disso, podemos observar, que os espaços de poder são ocupados por homens, velhos e brancos. Precisamos mudar isso e lembrar desta história nos dá a força necessária para seguir em busca da igualdade”, aponta a secretária da mulher trabalhadora da CUT Paraná, Eunice Miyamoto.

Um vídeo foi produzido pela Secretaria da Mulher da Trabalhadora da CUT Paraná para celebrar a data e conta com a participação da jornalista e presidenta do Sindijor Norte PR, Ticianna Mujalli. Assista:

Direito ao voto feminino completa 90 anosNo dia 24 de fe1932, com a promulgação do decreto 21.076, o Brasil avançava em sua democracia com a conquista do voto feminino. Como resultado, na eleição deste ano, mais de 77 milhões de brasileiras devem ir às urnas para escolher seus representantes. A data é um importante marco na luta pela igualdade de direitos com os homens, mas ainda há um longo caminho pela frente. “É uma data para ser lembrada e celebrada. Contudo, é um ponto de partida que nos mostra o quanto ainda precisamos avançar na luta por direitos e igualdade. As mulheres ainda enfrentam dificuldades, inclusive, dentro do processo democrático, com candidaturas laranjas. Além disso, podemos observar, que os espaços de poder são ocupados por homens, velhos e brancos. Precisamos mudar isso e lembrar desta história nos dá a força necessária para seguir em busca da igualdade”, aponta a secretária da mulher trabalhadora da CUT Paraná, Eunice Miyamoto. Confira o vídeo produdizo pela secretaria da mulher da CUT-PR para celebrar a data:

Publicado por CUT Paraná em Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Via CUT Paraná, com modificações do Sindijor Norte PR

Compartilhe: