A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) realizou na segunda-feira (18/08) a cerimônia de posse da sua nova diretoria, Conselho Fiscal e Comissão Nacional de Ética para o triênio 2025-2028. O evento aconteceu em formato online, com transmissão pelo canal da entidade no YouTube, e marcou a recondução da jornalista cearense Samira de Castro à presidência da Federação. A posse virtual foi conduzida pelo presidente da Comissão Eleitoral Nacional, Paulo Zocchi, que nominou todos os empossados em seus respectivos cargos.

Durante a solenidade, Samira destacou os compromissos da nova gestão com a defesa da democracia, o enfrentamento à violência contra jornalistas e a atenção à saúde mental da categoria. Ela reafirmou que a luta pela valorização profissional seguirá como prioridade, com foco na aprovação da PEC do Diploma, na atualização da regulamentação profissional e na conquista do Piso Salarial Nacional. Outro ponto enfatizado foi o combate à pejotização e a outras formas de precarização do trabalho, em tramitação no Tribunal Superior do Trabalho (TST) e no Supremo Tribunal Federal (STF), além da revogação das contrarreformas trabalhista, previdenciária e da Lei da Terceirização.

A presidenta reeleita também apontou como eixo central da gestão a sustentabilidade do jornalismo, defendendo a taxação das big techs, a criação de um fundo nacional de apoio e fomento ao jornalismo e a regulação da inteligência artificial sob uma perspectiva de direitos e valorização humana.

Samira ressaltou ainda a importância da unidade da categoria, exemplificada nas campanhas salariais nacionais unificadas realizadas em 2024 e 2025. Ela lembrou os grandes eventos promovidos pela Federação nos últimos anos, como o Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI 2023), o 1º Encontro Nacional de Mulheres Jornalistas (em novembro de 2024) e a 1ª Conferência Livre de Mulheres Jornalistas (em agosto deste ano), que ampliaram os espaços de mobilização e de construção coletiva.

“Nossa posse marca o início de um novo ciclo de lutas, em que a FENAJ reafirma seu compromisso histórico com a defesa da categoria, a valorização do jornalismo como direito humano essencial e o fortalecimento da democracia no Brasil”, disse Samira de Castro.

Para Samira, a presença ativa de novas lideranças regionais sinaliza um horizonte de mobilização renovada e convergência para conquistas fundamentais à profissão. Destacou que o grupo tem como tarefa imediata acelebrar os preparativos para o 40º Congresso Nacional dos Jornalistas, que deve acontecer esse ano, em Brasília.

Sindicatos do Paraná na FENAJ

Os dois sindicatos que representam as e os jornalistas do Paraná possuem diretores e uma diretora em cargos da Federação. Ayoub Hanna Ayoub, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR), é o encarregado da Secretaria de Relações Internacionais da FENAJ. Já o secretário geral do Norte PR, Ricardo Andretto Fonseca, é o secretário-adjunto na Secretaria de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral. Também compõe a diretoria a jornalista Marcia Raquel, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR), na 2ª Tesouraria executiva.

Via FENAJ, com modificações do Sindijor Norte PR

Compartilhe: