
A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) disponibilizou um tutorial em vídeo para orientar as/os profissionais da categoria sobre o processo eleitoral da entidade, que acontece de forma virtual em todo o país nos dias 15 e 16 de julho de 2025.
O vídeo explica, de maneira didática e objetiva, o passo a passo para que jornalistas aptas/os possam participar do pleito, desde o recebimento do link de votação até a confirmação do voto. A iniciativa busca garantir ampla participação da categoria, reforçando os princípios de transparência, democracia e acessibilidade que norteiam a atuação da FENAJ.
A presidenta da FENAJ, Samira de Castro, destaca a importância da participação da categoria nesse processo. “É fundamental que todas e todos jornalistas sindicalizados exerçam seu direito ao voto. A eleição da FENAJ define os rumos da nossa luta nacional em defesa do jornalismo, da democracia e dos direitos da categoria”, afirma.
A votação será realizada por meio da plataforma desenvolvida pela empresa Carcará Connet, que tem experiência em pleitos de entidades sindicais com segurança e confiabilidade. O link de votação será enviado por e-mail e WhatsApp (casos específicos) para jornalistas aptas/os, e o processo leva apenas alguns minutos para ser concluído.
📌 Assista ao tutorial:
Ver essa foto no Instagram
📅 Quando votar? De 15 e 16 de julho de 2025
🗳️ Quem pode votar? Jornalistas sindicalizados e em dia com suas obrigações estatutárias
Em caso de dúvidas, a FENAJ e os Sindicatos de Jornalistas nos estados estão à disposição para prestar apoio e garantir que todas e todos possam participar da eleição com tranquilidade.
Paraná
Há representantes do Paraná na Chapa 1 “FENAJ em luta pelos jornalistas, por direitos e democracia”, a única que concorre nas eleições da entidade. Na DIRETORIA EXECUTIVA, Marcia Raquel, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR), na 2ª Tesouraria. Dois diretores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR) compõem as SECRETARIAS, com o presidente, Ayoub Hanna Ayoub, na Secretaria de Relações Internacionais e o secretário geral do Norte PR, Ricardo Andretto Fonseca, como adjunto na Secretaria de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral.
✊ Conheça os representantes do Sindijor Norte PR:
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Vote! Fortaleça o jornalismo. Fortaleça a FENAJ e os sindicatos paranaenses.
Texto via FENAJ, com alterações do Sindijor Norte PR