O Coletivo de Sindicatos de Londrina, do qual o Sindijor Norte PR (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná) faz parte, vem a público manifestar seu apoio aos trabalhadores dos Correios em greve. Os sindicatos que compõem esta organização repudiam os ataques do Governo Bolsonaro, que tem promovido a ruptura unilateral do Acordo Coletivo (ACT) assinado em 2019, que deveria valer até 2021. Para isso, o governo conta com a cumplicidade do Supremo Tribunal Federal (STF), que validou – parcialmente – a ação do governo e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).
Dos 79 pontos do Acordo Coletivo, a empresa quer modificar 70 deles, atacando os direitos fundamentais conquistados ao longo dos anos, como a licença maternidade de 180 dias; a perda salarial de até 69% do salário integral; acabar com o plano de saúde da categoria, promovendo o aumento de 100% no valor das mensalidades, entre outras perdas.
A perseguição aos trabalhadores (as) da ECT faz parte de um projeto maior, que visa o desmonte da empresa com o objetivo de privatizá-la. Dessa forma, os membros deste Coletivo estarão atentos às novas decisões do STF, que deverão ocorrer entre os dias 14 e 21 deste mês. Nesse período, este Coletivo, coloca-se à disposição dos companheiros (as) na realização das manifestações que julgarem necessárias, por defender a manutenção das conquistas pelos trabalhadores da ECT. Este Coletivo reafirma sua posição contrária à privatização dos Correios.