
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR) vai ficar de plantão durante os atos marcados para o dia 7 de setembro. A preocupação é com a segurança dos jornalistas nas manifestações a favor ou contra o Governo Federal, programadas para este feriado. Alguns movimentos, antidemocráticos, tem ido na contramão de uma imprensa livre. Por isso, profissionais da comunicação tem sido alvos constantes de violência. O alerta foi aceso entre Sindicatos, que estão se mobilizando com linhas de atendimento a profissionais da imprensa.
Um plantão contra a violência a jornalistas será mantido no 7 de setembro pelo Sindijor Norte PR no WhatsApp (43) 99908-8101. O jurídico da entidade, inclusive, também vai colaborar na data. Um protocolo de atuação da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) será utilizado para tratar qualquer denúncia recebida por este Sindicato – clique aqui e leia
.
Londrina e Maringá terão atos “Fora Bolsonaro!” no 7 de setembro. Manifestações favoráveis ao Governo de Jair Bolsonaro também estão previstas. Durante as coberturas, é recomendável que profissionais de imprensa avaliem os cenários e, caso identifiquem risco à integridade física, que procurem autoridades policiais ou afastem-se. É importante que os jornalistas se identifiquem inclusive aos organizadores das manifestações para que eles ajudem a manter o respeito ao trabalho da livre imprensa.
Em caso de violência, DENUNCIE ao Sindicato, reúna registros da agressão ou o que for útil na identificação do suspeito e registre um Boletim de Ocorrência para acompanhamento jurídico – havendo algum ferimento, realize exame de corpo de delito, ou registros de atendimentos médicos.
O Sindijor Norte PR compartilha da mesma visão do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, que também manterá um plantão contra a violência a jornalistas.
Imagem/destaque: Produzida via Canva, com a foto de Maria Fernanda Pissioli disponível em Unsplash