O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR) tem notificado todas as empresas de sua base territorial para que cumpram o acordado na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que rege os princípios para contratação de jornalistas profissionais no Paraná.

A notificação destaca algumas cláusulas, como a do piso salarial da categoria, comissionamento, jornada de trabalho e horas extras, adicional por tempo de serviço, adicional noturno, entre outras. No documento, o Sindijor Norte PR pede pela promoção de um ambiente de expressão saudável de demandas e anseios por parte dos trabalhadores e trabalhadoras, sem práticas antissindicais por parte das empresas. Uma cópia da atual CCT, em vigor até a próxima data base da categoria em 1º maio de 2024, também foi encaminhada. “A notificação tem caráter informativo com os principais direitos que os empregadores e empregados pactuam por meio da CCT”, afirma Willian Casagrande Fusaro, secretário de Fiscalização e Exercício Profissional.

O Coletivo de Diretores do Sindijor Norte PR preza pelo cumprimento da Lei e das obrigações de ambas as partes. O sindicato vai permanecer vigilante contra eventuais descumprimentos da CCT e da legislação brasileira, atitudes que podem evoluir para notificações legais em caso de descumprimento de cláusulas. A entidade mantém contato com o Ministério Público do Trabalho (MPT) para garantir os direitos dos e das jornalistas em seus ambientes de trabalho.

Foto/destaque: Luis Villasmil via Unsplash

Compartilhe: