Sindicato solicitou às empresas o fornecimento de máscaras aos profissionais. Fotografia:Fotos Públicas/Roberto Parizotti

Preocupado com o avanço da epidemia do novo coronavírus, o Sindijor Norte PR enviou um ofício a todas empresas de comunicação alertando sobre os cuidados com a saúde dos trabalhadores. O documento pede a atenção necessária com o COVID-19, que é mais agressivo e de maior transmissão que os vírus da gripe comum (estudos indicam que a porcentagem das pessoas que podem desenvolver doenças é maior).

Sendo assim, o Sindicato solicitou que as empresas entreguem aos jornalistas produtos de higiene e proteção individual, como álcool gel e máscaras. “É preciso que o produto esteja próximo dos jornalistas nas redações e estúdios. Mas também que esteja perto dos reportéres que trabalham nas ruas e muitas vezes não têm como lavar as mãos com frequência, por falta de lugar. Então, solicitamos que o álcool em gel seja disponibilizado nos carros e em pequenos frascos para que seja levado nas bolsas. Além disso, as empresas têm que disponibilizar máscaras para profissionais quando estiverem em cobertura externa, cuja pauta não seja apenas relacionada ao coronavírus, mas às situações de risco, e seja necessário usá-la”, aponta o presidente do Sindijor Norte Pr, Danilo Marconi.

Além disso, o Sindijor Norte também informou que é preciso que haja uma conduta específica com relação aos jornalistas mais vulneráveis à doença, como idosos, diabéticos e cardíacos, por exemplo. As empresas também precisam de planos de contingência em locais de trabalho que venham a ser diretamente afetados por casos da doença e ainda é preciso garantir direitos e remuneração dos trabalhadores afastados por suspeita ou eventual confirmação de contaminação pelo vírus. Outra medida sugerida pelo Sindicato foi a vacinação contra a gripe, de forma antecipada, o que pode ajudar a reduzir as possibilidades de confusão no diagnóstico.

Da mesma forma, o Sindicado dos Jornalistas também salientou a importância de manter a prevenção contra a dengue em meio a epidemia. Sendo assim, o fornecimento de repelente individual aos profissionais que trabalham na rua e nas redações também se faz urgente. O Sindijor Norte Pr concedeu prazo de 48h para adequação das medidas. Caso não ocorra, os jornalistas devem entrar em contato com a entidade.

O telefone do Sindijor Norte PR é: (43) 3341-6545. O WhatsApp é: (43) 99908-8101.

Compartilhe: