Advogados estarão disponíveis para atendimento em caso de violência contra jornalistas
A escalada da violência contra profissionais da imprensa, especialmente mulheres jornalistas, é uma preocupação constante das organizações sindicais. Visando a segurança dos e das profissionais durante a cobertura do segundo turno das eleições neste domingo, 30 de outubro, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR) disponibiliza apoio jurídico, durante todo o dia, para profissionais da sua base.
Paula Vicente e Rafael Colli, da Advocacia Humanista, de Londrina, estarão à disposição da categoria em caso de ocorrências que necessitem de apoio jurídico. Para acessá-los, basta enviar uma mensagem direta para as redes do Sindijor Norte PR no Instagram, no Facebook ou e-mail para: plantao@jornalistasnortepr.org.br
Levantamento preliminar da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) mostra que, de janeiro a setembro deste ano, foram registrados 160 casos de violência contra jornalistas no país, incluindo assassinato, atentados, agressões físicas e verbais, ataques virtuais, intimidações e censuras por ação judicial.
Não normalizaremos violações ao direito do exercício profissional dos e das jornalistas, que, por fim, são violações ao direito de todos os cidadãos e cidadãs à informação de qualidade.