
A TV Maringá, afiliada da Band, respondeu, no último dia 19, a notificação feita pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR) sobre possível descumprimento de medidas de saúde para evitar a contaminação por Covid-19. O sindicato recebeu denúncias referentes à conduta da empresa que estariam expondo funcionários a risco. Em resposta, a emissora informa as medidas de controle adotadas desde o início da pandemia.
De acordo com o documento, a TV Maringá “vem praticando desde o início da pandemia em março último, todas as medidas de segurança e sanitização do ambiente de trabalho de seus funcionários e colaboradores”. O controle de entrada e saída de pessoas de suas dependências é rigoroso, informa a empresa: “Apenas funcionários e, eventualmente, fornecedores, são admitidos no interior do prédio”.
A emissora afirma estar atenta às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e ter estabelecido protocolos para identificação e encaminhamento de colaboradores com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus. O documento garante que, à primeira suspeita de contaminação, o funcionário em questão foi imediatamente afastado, tendo confirmado seu diagnóstico positivo para Covid-19.
“Diante desse primeiro caso, a empresa providenciou imediatamente a testagem de TODA a equipe de colaboradores, incluindo pessoal de limpeza, vigilância, administrativo, técnico-operacional, jornalistas, cinegrafistas, vendedores e gestores, que ocorreu entre os dias 20.10.2020 a 28.10.2020”. A emissora também garante ter sanitizado as dependências com quaternário de amônia em mais de uma oportunidade.
No data de envio do documento, cinco outros funcionários tinham diagnóstico positivo para Covid-19 e permaneciam afastados aguardando o período de quarentena; outros três aguardavam resultados de exames.
“Ficamos satisfeitos com o pronto retorno da empresa à nossa notificação. Reforçamos que o sindicato continua atento ao cumprimento das medidas de saúde por parte das empresas jornalísticas da base e se coloca à disposição da categoria para eventuais questionamentos”, afirma a diretora de saúde e condições de trabalho do Sindijor Norte PR, Cecília França.
Imagem TV Maringá (Band) via Google Street View