Na próxima quinta-feira (15), às 14 horas, haverá rodada de negociação entre o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor PR) com os sindicatos patronais das empresas de comunicação para discutir a CCT 2018/2019 (Convenção Coletiva de Trabalho da categoria).
Pela primeira vez na história essa negociação ocorrerá em solo norte paranaense, na sede da Folha de Londrina (Rua Piauí, 241- Centro). Trata-se de uma conquista histórica para os jornalistas do interior, uma vez que as rodadas de negociação sempre foram realizadas em Curitiba.
Em gestões anteriores houve ensaios de se realizar essa reunião no Norte do Paraná, mas as conversas nunca avançaram para que isso ocorresse de fato. Uma das últimas investidas nesse sentido antes dessa reunião que ocorrerá nesta quinta-feira aconteceu quando o proprietário do Diário do Norte do Paraná, Franklin Vieira da Silva, foi presidente do sindicato patronal, mas naquela época essa tentativa também foi infrutífera.
Para que fosse viabilizada houve um diálogo entre o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná, Danilo Marconi, e o presidente do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado do Paraná (Sindejor-PR), José Nicolás Mejía, que também é superintendente do Grupo Folha de Comunicação.
O Sindijor Norte PR espera que a realização da rodada de negociação em Londrina seja a primeira de muitas que serão realizadas no Norte do Estado. A categoria espera que os patrões atendam as reivindicações aprovadas nas plenárias realizadas em fevereiro.