O jornalista Luiz Fernando Cardoso, que hoje adota Maringá como lar, lançou nesta semana o livro Orfeu e Violeta: E outras histórias lá de Pato Branco. A publicação é recheada de crônicas e contos que haviam sido publicados, entre 2009 e 2013, em um blog pessoal. O autor aborda o tempo que passou em Pato Branco, no interior do Estado, “do primeiro ano de vida até meus 23 anos, e aprendi muita coisa lá, ‘daí'”, diz o autor logo na apresentação do livro.

Cardoso é um profissional experiente, graduado em jornalismo em 2004 e pós-graduado em jornalismo digital em 2009. Trabalha em O Diário e só se afastou de suas atribuições na empresa por conta de salários em atrasos. Ele e outros redatores do jornal entraram em greve há pouco mais de um mês, após sucessivas tentativas dos trabalhadores em negociar com os patrões. Sobre o lançamento do livro em uma época tão conturbada, o autor até brinca que “se ajudar a pagar a conta de luz (ainda mais com os salários atrasados do Diário), já está valendo” ao agradecer o apoio dos colegas em uma rede social.

Confira a sinopse do livro:

Pato Branco, uma charmosa cidade no interior do Paraná, com cerca de 80 mil habitantes e elevada qualidade de vida, é muito mais que o “daí” popularizado pela personagem Bozena, da série televisiva “Toma Lá, Dá Cá”. Centro de serviços e polo tecnológico, a cidade que leva o nome de um rio é também a terra do exclusivo X-Polenta, do reforçado café da manhã do Sabiá (ovos com bacon é para os fracos), do aromático expresso da Letra Café (a Boca Maldita local) e de belas “Camilas, Vanessas e Grazielas“.

“Maior do que Beltrão”, como costumam afirmar os pato-branquenses, a cidade foi fonte de inspiração para uma série de crônicas do jornalista paranaense Luiz Fernando Cardoso, que em seu primeiro livro nos brinda com histórias de humor e paixão (algumas com final feliz, outras nem tanto) em suas idas e vindas da Capital do Sudoeste. As aventuras e os romances de personagens surgidos do imaginário do autor ou de momento vivencial fazem as narrativas bem interessantes, apimentam a leitura e proporcionam o deleite para quem curte crônicas bem-humoradas.

Em “Orfeu e Violeta”, as histórias desses dois personagens, na crônica principal, e também de Gabriel T, Cobain (o galanteador), Fundi (o felino), Sólido (o fusca), Iracema, Angela e outros mais são a garantia de uma cativante leitura, para qualquer momento, na companhia ou não de um bom gole de café.

Orfeu e Violeta: E outras histórias lá de Pato Branco é um livro de crônicas no formato Kindle, mas que também pode ser lido em qualquer tablet e smartphone (basta baixar o aplicativo Kindle) ou em computadores (com o Kindle Cloud Reader). Custa só R$ 8,90 – pouco mais que dois cafezinhos! E quem é cadastrado no Kindle Unlimitated (a Netflix dos livros digitais) não paga nada a mais para ler. “A ideia era publicar também a versão impressa do livro, porque muitos leitores ainda não estão familiarizados com o eBook. Porém, com as dificuldades dos salários atrasados, esse investimento no livro convencional não foi possível. Na greve, e sem receber, o foco é pagar os boletos”, conta Luiz Fernando Cardoso.

Clique na imagem abaixo e ajude o autor com uma dose dupla de café:

E já falando no “combustível” dos jornalistas, Cardoso até avisa nas redes sociais que pretende retomar o projeto Café com Jornalista, com assuntos do cotidiano sempre acompanhados de uma boa caneca de café. “Expresso ou passado em coador de papel, com ou sem leite, o importante é escrever e estar bem acompanhado”, diz a descrição do profissional na última “casa” da iniciativa, em um dos blogs de O Diário.

Compartilhe: