A história de desrespeito da Folha de Londrina com seus jornalistas não é nova, mas a cada mês ganha novos capítulos. Nesta terça-feira (30), no prazo limite para pagamento da primeira parcela do 13º salário, os profissionais foram comunicados pela editora-chefe que não vão receber o que lhes é de direito, sem qualquer previsão para o pagamento. É inaceitável a precarização à qual a Folha de Londrina tem submetido seus jornalistas.

Desde 2019, o empresário José Nicolás Mejía vem adotando a “política” de atrasos salariais. Com a chegada da pandemia, o dono da Folha de Londrina se refestelou o quanto pode com a possibilidade de redução salarial proporcionada por MP (Medida Provisória) 936/2020 do desgoverno Bolsonaro, tanto em 2020 quanto em 2021.

LEIA MAIS: Juiz do trabalho condena Folha de Londrina a pagar indenização por atrasos em salários de repórter demitido

Entretanto, qualquer irregularidade nos pagamentos implicaria em penalidades pelo Ministério da Economia e, neste período, apesar da perda real de 15% que os jornalistas tiveram em seus vencimentos, não houve qualquer atraso – até o 13º de 2020 foi pago em dia.

Tão logo cessou o período de vigência da MP, a empresa voltou a atrasar e parcelar os salários.

O Sindijor Norte PR já notificou extrajudicalmente a empresa, além de protocolar denúncias no MPT (Ministério Público do Trabalho) e ação judicial de obrigação de fazer, que impede novos atrasos. Contamos com a celeridade da justiça para garantir o direito básico dos jornalistas: receberem em dia por seus trabalhos.

E o desrespeito aos funcionários e à própria legislação não para por aí. Na segunda-feira (29), a Folha demitiu um de seus jornalistas e hoje (30), outra profissional, ambos em período de estabilidade. É a segunda vez neste ano que a empresa age com total desprezo à categoria e às regras trabalhistas. A MP da redução salarial exigia que as empresas garantissem estabilidade aos funcionários pelo mesmo período em que contaram com o benefício. O prazo terminaria, no caso da Folha, no mês de dezembro, mas a empresa escolheu dar, novamente, de ombros para a norma.

O jurídico do Sindijor Norte PR já foi acionado para intermediar a garantia dos funcionários aos seus direitos.

Alguém tem que frear os abusos da Folha de Londrina! Até quando os jornalistas serão desrespeitados?

LEIA MAIS: https://jornalistasnortepr.org.br/noticias/folha-de-londrina-e-notificada-por-atrasar-salarios-de-jornalistas-de-novo/

Nota de repúdio: Folha de Londrina segue desrespeitando seus funcionários

Foto em destaque: Mobilização dos jornalistas em janeiro de 2020 

Compartilhe: