A história de desrespeito da Folha de Londrina com seus jornalistas não é nova, mas a cada mês ganha novos capítulos. Nesta terça-feira (30), no prazo limite para pagamento da primeira parcela do 13º salário, os profissionais foram comunicados pela editora-chefe que não vão receber o que lhes é de direito, sem qualquer previsão para o pagamento. É inaceitável a precarização à qual a Folha de Londrina tem submetido seus jornalistas.
Desde 2019, o empresário José Nicolás Mejía vem adotando a “política” de atrasos salariais. Com a chegada da pandemia, o dono da Folha de Londrina se refestelou o quanto pode com a possibilidade de redução salarial proporcionada por MP (Medida Provisória) 936/2020 do desgoverno Bolsonaro, tanto em 2020 quanto em 2021.
Entretanto, qualquer irregularidade nos pagamentos implicaria em penalidades pelo Ministério da Economia e, neste período, apesar da perda real de 15% que os jornalistas tiveram em seus vencimentos, não houve qualquer atraso – até o 13º de 2020 foi pago em dia.
Tão logo cessou o período de vigência da MP, a empresa voltou a atrasar e parcelar os salários.
O Sindijor Norte PR já notificou extrajudicalmente a empresa, além de protocolar denúncias no MPT (Ministério Público do Trabalho) e ação judicial de obrigação de fazer, que impede novos atrasos. Contamos com a celeridade da justiça para garantir o direito básico dos jornalistas: receberem em dia por seus trabalhos.
E o desrespeito aos funcionários e à própria legislação não para por aí. Na segunda-feira (29), a Folha demitiu um de seus jornalistas e hoje (30), outra profissional, ambos em período de estabilidade. É a segunda vez neste ano que a empresa age com total desprezo à categoria e às regras trabalhistas. A MP da redução salarial exigia que as empresas garantissem estabilidade aos funcionários pelo mesmo período em que contaram com o benefício. O prazo terminaria, no caso da Folha, no mês de dezembro, mas a empresa escolheu dar, novamente, de ombros para a norma.
O jurídico do Sindijor Norte PR já foi acionado para intermediar a garantia dos funcionários aos seus direitos.
Alguém tem que frear os abusos da Folha de Londrina! Até quando os jornalistas serão desrespeitados?
LEIA MAIS: https://jornalistasnortepr.org.br/noticias/folha-de-londrina-e-notificada-por-atrasar-salarios-de-jornalistas-de-novo/
Nota de repúdio: Folha de Londrina segue desrespeitando seus funcionários
Foto em destaque: Mobilização dos jornalistas em janeiro de 2020