
A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) lançou, no último sábado, 18 de novembro, a inédita Campanha Salarial Nacional Unificada dos Jornalistas 2024. A atividade contou com a presença do secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho, Marcos Perioto, e aconteceu durante o 22º Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI).
De acordo com a jornalista Samira de Castro, presidente da Federação, o documento com as reivindicações da categoria foi construído com a assessoria técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e contempla um conjunto de cláusulas sugeridas pelos Sindicatos de Jornalistas espalhados pelo Brasil, após três plenárias nacionais e um formulário digital para coleta das sugestões. Os principais eixos são:
- aumento real de salários;
- correção de perdas salariais;
- implementação de plano de carreira e promoções;
- respeito à carga horária;
- remuneração de horas extras;
- prevenção de violência e assédio;
- saúde mental de jornalistas;
- contratação de jornalistas diplomados;
- defesa de carreira de jornalista no serviço público;
- protocolos de segurança para jornalistas.
Samira de Castro afirmou que a campanha é um ponto de partida para que os 31 Sindicatos filiados possam iniciar as suas negociações fortalecidos pela visibilidade nacional. A proposta, segundo a dirigente, é ter um calendário de lutas que vigore nos 12 meses de 2024, “até o último sindicato fechar sua convenção ou acordo coletivo”.
Ao lado de Samira, Rafael Mesquita, secretário de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral da FENAJ e presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), ressaltou a oportunidade histórica. “A campanha é uma estratégia poderosa para promover mudanças positivas na profissão, na valorização do jornalismo e no respeito às condições de trabalho justas e dignas”, destacou. Mesquita aproveitou para reforçar outra mobilização lançada no âmbito do ENJAI, a campanha “Assessor de imprensa é jornalista!“.
O secretário geral do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR), Ricardo Andretto Fonseca, participou das plenárias que definiram os pontos presentes na Campanha Salarial Nacional Unificada dos Jornalistas 2024. Já o presidente do Sindijor Norte PR, Ayoub Hanna Ayoub, esteve presente no lançamento da Campanha durante o 22º ENJAI, evento realizado em Salvador.
O ENJAI terminou com um passo fundamental para instrumentalizar a luta dos jornalistas por melhores salários e condições de trabalho.
Via FENAJ, com informações da ABI Bahia. O texto passou por algumas modificações do Sindijor Norte PR.