
Neste “Março Amarelo”, mês de conscientização sobre a doença, mulheres lutam por diagnóstico precoce, tratamento completo e gratuito, além de políticas públicas efetivas
Por Marian Trigueiros
O mês de março começou e, junto, o “Março Amarelo”, mês de conscientização sobre a endometriose, uma doença inflamatória e crônica que atinge 1 em cada 10 mulheres no país, segundo estimativas da Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva e outras entidades. Ou seja, 10% da população feminina tem a doença que em números absolutos apontam para quase 200 milhões de meninas e mulheres atingidas pela endometriose em todo o mundo. No Brasil, a estimativa é que esse número chegue a 10 milhões. Seguindo o mesmo índice, Londrina possui cerca de 30 mil mulheres com endometriose. No entanto, grande parcela dessas mulheres não foram diagnosticadas.
Apesar de pouco conhecida, a endometriose é uma doença muito comum caracterizada pela presença de um tecido semelhante ao endométrio fora da cavidade uterina. Os sintomas são vários, sobretudo, cólicas menstruais fortes, inclusive, fora do período menstrual, dor durante e após as relações sexuais (com desenvolvimento da dispareunia e vaginismo), fadiga e cansaço extremo, inchaço abdominal, dor e/ou sangue nas fezes e na urina, infertilidade e dificuldade de gestação, entre outros. Apesar dos altos índices, a doença é negligenciada e inviabilizada; prova disso é que a endometriose não é considerada uma doença social pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o diagnóstico é tardio (leva em média de 7 a 12 anos), os tratamentos pela rede pública são praticamente inexistentes ou inacessíveis à grande maioria e as cirurgias restritas, quando realizadas.
EndoMarcha
Assim como em 2020, este ano, a 8ª edição da EndoMarcha – Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose (EndoMarch – Million Women March for Endometriosis) será virtual por causa da pandemia da Covid-19. O evento online ocorrerá no próximo sábado (27) em todo o mundo, nas redes sociais de cada time. No caso do Brasil, a marcha é coordenada pelo EndoMarcha Time Brasil. Em edições anteriores, o evento reuniu, simultaneamente, mulheres de mais de 75 países, entre eles o Brasil, que participa desde a 1ª edição mundial, em 2014. No ano passado, 21 cidades brasileiras apoiaram a marcha. A cidade de Londrina também participa do evento desde 2015 por um movimento independente de mulheres. Desde 2017, conta com realização do EndoMulheres Londrina, coletivo e grupo de apoio às portadoras de endometriose.

A marcha é um evento legítimo mundial de reivindicação pelos direitos, diagnóstico precoce e reconhecimento da endometriose como doença social, com a criação de políticas públicas para que haja tratamento completo pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em pelo menos todas as capitais do país. A caminhada (impossibilitada pela pandemia) visa tirar a doença da invisibilidade e conscientizar mulheres, familiares, amigos e especialistas acerca da possibilidade de cura da doença e tratamentos que tragam qualidade de vida às mulheres. Pouco abordada no Brasil, a cirurgia de excisão/ressecção, atualmente, é a que mais apresenta chances de erradicar a doença e devolver qualidade de vida à mulher portadora da endometriose. No entanto, várias capitais ainda não disponibilizam esse tratamento pelo SUS. Em Londrina, não se realiza a cirurgia há quatro anos e não há especialista no atendimento primário.
Dia Nacional de Luta contra a Endometriose
Em fevereiro de 2020, ocorreu a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 3047/2019 que institui o dia 13 de março como o “Dia Nacional de Luta contra a Endometriose”, bem como a “Semana Nacional de Luta contra a Endometriose”. O dia escolhido é em homenagem à 1ª edição da EndoMarcha no Brasil e no mundo: 13 de março de 2014. O PL foi encabeçado pela deputada federal Daniela do Waguinho (MDB/RJ) e, desde então, aguarda votação no Senado Federal. Depois, quando aprovado, deve ser sancionado pelo presidente tornando-se lei federal.
Serviço:
EndoMarcha 2021 Virtual
Para participar, basta se inscrever gratuitamente no formulário abaixo e participar no próximo dia 27 de março
https://clube.aendometrioseeeu.com.br/evento-endomarcha-2021
Programação
-Abertura do Evento – 10h45
-Encontro com as Cidades do Brasil – 11h às 13h30
Tema: Conhecendo a Endometriose pelo Brasil (com as coordenadoras das Cidades Participantes do Time Brasil)
Apresentação: Caroline Salazar (Time Brasil)
Mais informações:
EndoMulheres Londrina
Facebook: fb.me/endolondrina
Instagram: @endolondrinapr
E-mail: endolondrinapr@gmail.com