
A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2022/2023 dos jornalistas está homologada. O documento completo já está disponível para consulta no site do Sindijor Norte PR – aba “Documentos” > “Documentos Gerais“. Não encontrou? Clique aqui e acesse diretamente o arquivo . A CCT prevê que os salários dos profissionais tenham reajuste de pelo menos 4% em novembro. Há, ainda, outros dois reajustes previstos, de 1,5% em janeiro de 2023 e 1,5% em março de 2023, com direito a retroativo a novembro/2022. Ao final, o reajuste total é de 7%, conforme aprovado em assembleias de sindicatos do Paraná.
Apesar da possibilidade de parcelamento, tanto o Sindijor Norte PR quanto o SindijorPR, representantes dos jornalistas, têm recebido informações de que há empresas optando por aplicar em parcela única os 7% de reajuste de salário sobre a folha de novembro deste ano. Esperamos que outras empresas trabalhem com essa possibilidade. É sempre bom lembrar que a sugestão de parcelamento do reajuste salarial partiu inicialmente dos sindicatos patronais, que representam os donos da mídia no Paraná: Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado do Paraná (Sert-PR) e o Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado do Paraná (Sindejor-PR).
Taxa assistencial
A homologação da CCT aconteceu neste 1º de dezembro. Por conta disso, abre-se o prazo de até 10 (dez) dias para que os profissionais comuniquem sua opção pelo não desconto da Taxa Assistencial em favor do Sindijor Norte PR. Como prevê a Convenção, este valor é de 1% ao mês sobre o total dos salários (incluindo abonos, gratificações e anuênios) e é fundamental para a manutenção de ações em prol da categoria. Devido aos avanços de casos de Covid-19, e prezando pela saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, o Sindicato receberá o pedido individual e fará o esclarecimento de dúvidas por e-mail: contato@jornalistasnortepr.org.br.
Este Sindicato espera continuar recebendo as contribuições dos e das jornalistas para manter sua segurança financeira e avançar em novas iniciativas em nome da categoria.
União para a próxima CCT
A data-base dos jornalistas é 1º de maio, mas patrões ignoraram e não negociaram a CCT no prazo, mesmo com pedidos de conversa antecipadas em 2022. Ao final, chegou-se ao reajuste de 7%, que não foi considerado ideal pelos trabalhadores. Por conta disso, há quem entenda que a aceitação foi imposta de alguma forma pelas empresas aos jornalistas que já acumulam perdas de 10,77% se considerado os últimos três anos.
E como mudar essa realidade? Com a união dos próprios jornalistas na negociação da CCT do próximo ano. É preciso mostrar força para não só recuperar as perdas, mas avançar com a inclusão de mais direitos em Convenção Coletiva de Trabalho.
Piso salarial
Com a aplicação do índice de 7%, o piso profissional no Paraná passa a ser de R$ 4.077,44.