O Sindijor Norte PR, uma das entidades que participaram do 39º Congresso Nacional dos Jornalistas, promovido há um mês, apresentou duas moções de solidariedade a jornalistas atacados no Paraná. Uma delas cita os profissionais Rafael Machado e Guilherme Marconi, repórteres da Folha de Londrina. Ambos foram processados pela família do ex-deputado federal Emerson Petriv, conhecido como Boca Aberta, por noticiarem as ações que eles sofrem na Justiça. Além disso, a moção também repudia atos antidemocráticos e de censura aos jornalistas.

Já outra moção de solidariedade é ao jornalista José Maschio, conhecido como Ganchão, que foi ameaçado após uma publicação que mostra a juíza Isabele Papafanurakis Ferreira, da 6ª Vara Criminal de Londrina, nos atos antidemocráticos que pediam o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) nas manifestações de 7 de setembro.

Delegados e delegadas de diversas regiões do Brasil subscrevem as duas moções, que foram aprovadas e farão parte do relatório final do Congresso, ainda em elaboração.

Confira os documentos:

Baixe a moção clicando aqui.

Baixe a moção clicando aqui.

O 39º Congresso Nacional dos Jornalistas foi realizado pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, com apoio de diversas outras entidades e Sindicatos filiados.

Imagem/destaque: John Schnobrich via Unsplash

Compartilhe: